Pesquisar este blog

SEJA BEM VINDO

Este é o nosso espaço para reflexão, comunhão e relação com Deus e sobre Deus.
"A Teologia deve aproximar os homens de Deus , se a sua teologia te distanciar reveja seus fundamentos"

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SUPERANDO O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO

Falar em público é uma tarefa necessária a todos que desejam trabalhar com a comunicação. Neste sentido todo cristão vai em algum momento encarar esse desafio, na sociedade ou no ambiente eclesiástico.  Mesmo assim, alguns evangélicos entram em pânico só de pensar em discursar diante de uma plateia, ainda que pequena.
Essa dificuldade é decorrente de um profundo condicionamento que foi vivenciado durante todo o ensino fundamental e médio, visto que nestes ciclos a absorção do conhecimento se dava de forma passiva e mecânica, quando  na verdade deveria ocorrer de forma ativa e dinâmica.
A educação Bancária, aquela onde o aluno senta e ouve passivamente, como se fosse um receptáculo onde será depositado todos os conteúdos, inibe e impede que os alunos desenvolvam habilidades para o exercício da comunicação em público.
Assim, para superar esse condicionamento é necessário muito esforço, atenção e prática para superar o medo de falar em público. Atualmente existem até cursos que oferecem a preparação com garantia veja aqui https://go.hotmart.com/F5128308Y
A seguir apresento sete conselhos para quem quer perder o medo e melhorar suas técnicas para falar em público. A saber:
1.      Foque na satisfação, não na vergonha.
Falar em público pode ser intimidador, mas também é uma oportunidade de dividir uma mensagem pela qual você se interessa muito com outras pessoas ( no caso da igreja  – O Evangelho) o que pode ser muito prazeroso. Essa mudança de mentalidade pode fazer maravilhas para acalmar os nervos e melhorar a autoconfiança.
2.      Domine muito bem o conteúdo que vai apresentar.
O nervosismo está profundamente ligado a insegurança sobre o que você vai falar, se dominar o conteúdo com eficiência, terá resolvido 50% das dificuldades. Antes de se apresentar em público, não apenas prepara o que e como vai dizer, mas também tenta prever possíveis perguntas que a plateia faria e elabore as respostas. Enquanto está praticando, você não está decorando as palavras, mas sim dominando a linha de raciocínio, fluência e mensagem chave de cada assunto. “Acima de tudo, lembre-se de que menos é mais quando o assunto é falar em público. Eu acredito que a média de atenção da plateia é de cerca de 30 minutos.”
3.      Tenha empatia com a plateia
Antes de preparar o que vai dizer, pesquise sobre o lugar e a plateia, você não quer aparecer com uma apresentação de PowerPoint em uma sala sem o aparato necessário para mostrá-la, não é mesmo? Quanto mais você sabe sobre o ambiente no qual vai se apresentar e a plateia que o espera, mais chances vai ter de apresentar uma mensagem relevante.
4.      Cuide da aparência
Escolha roupas e penteados apropriados para a ocasião, seja coerente. O objetivo é mostrar uma imagem que transmita autoconfiança. Se possível, separe a roupa com antecedência para que tudo esteja pronto no momento em que se apresentar em público .
5.      Seja pontual
Esteja no local com antecedência para examinar o ambiente e gastar alguns minutos observando a plateia, para entender por que eles estão ali e o que esperam da apresentação. Fazer essa aproximação irá ajudar a falar com as pessoas, e não para elas. Depois, passe mais alguns minutos sozinho para checar a aparência, respirar fundo algumas vezes e tirar da mente todas as distrações que possam atrapalhar.
6.      Enriqueça o conteúdo com ilustrações e aplicações
É muito importante ilustrar com pequenas histórias, experiências ou acontecimentos para facilitar o entendimento. O uso de ilustrações e aplicações facilitam o entendimento de doutos e leigos. Também é importante oferecer uma pequena pausa, esse artificio para regularizar a respiração e organizar seus pensamentos, o que a ajuda a se acalmar. Isso também mantém a atenção do público.

7. Tenha sempre um plano "b", espere o inesperado.
Não importa o quanto você se prepare, inevitavelmente irá perder a linha de pensamento em algum momento ou deixar passar algum fato ou estatística durante a sua apresentação. O mais importante é manter a compostura e confiança. Por exemplo, você pode se preparar para falar para um grupo de jovens em início de carreira e se deparar na verdade com um público de homens, a maioria aposentados, com idade mínima de 75 anos. Quando o inesperado acontecer, tido o que você tem a fazer é sorrir e seguir em frente. Como parte de sua preparação, pense em vários “e se?” que poderiam te tirar do foco para ter um plano em mãos para cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário