Falar em público é uma tarefa necessária a todos que
desejam trabalhar com a comunicação. Neste sentido todo cristão vai em algum
momento encarar esse desafio, na sociedade ou no ambiente eclesiástico. Mesmo assim, alguns evangélicos entram em
pânico só de pensar em discursar diante de uma plateia, ainda que pequena.
Essa dificuldade é decorrente de um profundo
condicionamento que foi vivenciado durante todo o ensino fundamental e
médio, visto que nestes ciclos a absorção do conhecimento se dava de forma
passiva e mecânica, quando na verdade
deveria ocorrer de forma ativa e dinâmica.
A
educação Bancária, aquela onde o aluno senta e ouve passivamente, como se fosse
um receptáculo onde será depositado todos os conteúdos, inibe e impede que os
alunos desenvolvam habilidades para o exercício da comunicação em público.
Assim, para superar esse condicionamento é necessário
muito esforço, atenção e prática para superar o medo de falar em público. Atualmente existem até cursos que oferecem a preparação com garantia veja aqui https://go.hotmart.com/F5128308Y
A seguir apresento sete conselhos para quem quer perder o medo e melhorar suas técnicas para falar em público. A saber:
A seguir apresento sete conselhos para quem quer perder o medo e melhorar suas técnicas para falar em público. A saber:
1.
Foque na satisfação, não na vergonha.
Falar em público pode ser intimidador, mas também é uma
oportunidade de dividir uma mensagem pela qual você se interessa muito com
outras pessoas ( no caso da igreja – O
Evangelho) o que pode ser muito prazeroso. Essa mudança de mentalidade pode
fazer maravilhas para acalmar os nervos e melhorar a autoconfiança.
2.
Domine muito
bem o conteúdo que vai apresentar.
O
nervosismo está profundamente ligado a insegurança sobre o que você vai falar,
se dominar o conteúdo com eficiência, terá resolvido 50% das dificuldades. Antes de se apresentar em público, não apenas prepara
o que e como vai dizer, mas também tenta prever possíveis perguntas que a
plateia faria e elabore as respostas. Enquanto está praticando, você não está
decorando as palavras, mas sim dominando a linha de raciocínio, fluência e
mensagem chave de cada assunto. “Acima de tudo, lembre-se de que menos é mais
quando o assunto é falar em público. Eu acredito que a média de atenção da
plateia é de cerca de 30 minutos.”
3. Tenha empatia com a plateia
Antes de preparar
o que vai dizer, pesquise sobre o lugar e a plateia, você
não quer aparecer com uma apresentação de PowerPoint em uma sala sem o aparato
necessário para mostrá-la, não é mesmo? Quanto mais você sabe sobre o ambiente
no qual vai se apresentar e a plateia que o espera, mais chances vai ter de
apresentar uma mensagem relevante.
4.
Cuide da
aparência
Escolha roupas e penteados apropriados para a ocasião,
seja coerente. O objetivo é mostrar uma imagem que transmita autoconfiança. Se
possível, separe a roupa com antecedência para que tudo esteja pronto no
momento em que se apresentar em público .
5.
Seja pontual
Esteja no local com antecedência para examinar o
ambiente e gastar alguns minutos observando a plateia, para entender por que
eles estão ali e o que esperam da apresentação. Fazer essa aproximação irá
ajudar a falar com as pessoas, e não para elas. Depois, passe mais alguns
minutos sozinho para checar a aparência, respirar fundo algumas vezes e tirar
da mente todas as distrações que possam atrapalhar.
6.
Enriqueça o conteúdo com ilustrações e aplicações
É muito importante ilustrar com pequenas histórias,
experiências ou acontecimentos para facilitar o entendimento. O uso de
ilustrações e aplicações facilitam o entendimento de doutos e leigos. Também é
importante oferecer uma pequena pausa, esse artificio para regularizar a
respiração e organizar seus pensamentos, o que a ajuda a se acalmar. Isso
também mantém a atenção do público.
7. Tenha sempre um plano "b", espere o inesperado.
Não importa o quanto você se prepare, inevitavelmente
irá perder a linha de pensamento em algum momento ou deixar passar algum fato
ou estatística durante a sua apresentação. O mais importante é manter a
compostura e confiança. Por exemplo, você pode se preparar para falar para um
grupo de jovens em início de carreira e se deparar na verdade com um público de
homens, a maioria aposentados, com idade mínima de 75 anos. Quando o inesperado
acontecer, tido o que você tem a fazer é sorrir e seguir em frente. Como parte
de sua preparação, pense em vários “e se?” que poderiam te tirar do foco para
ter um plano em mãos para cada um deles.
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