Pesquisar este blog

SEJA BEM VINDO

Este é o nosso espaço para reflexão, comunhão e relação com Deus e sobre Deus.
"A Teologia deve aproximar os homens de Deus , se a sua teologia te distanciar reveja seus fundamentos"

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

REQUISITOS PARA EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL II



No último mês, articulando sobre requisitos para evangelização dos povos, tendo como Texto base Marcos 6.30-44, discorri sobre dois requisitos que entendo ser fundamentalmente de suma importância para o sucesso da evangelização do mundo(visão e compaixão). Nesta edição quero finalizar este artigo abordando o tema “Holisticismo” que acredito ser condição “Sine quanon” para concretização desta obra, pelo menos o foi no ministério de Jesus.

Conforme articulei no último mês, Jesus enxergava a necessidade dos evangelizados, sentia, sofria com eles e por isso não cruzava os braços, diante do conselho pessimista de Felipe “... É deserto este lugar, e já avançada a hora, despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas e comprem pão para si; porque não têm que comer”(Mc. 6.35.36). A palavra de Cristo não foi a palavra de um religioso demagogo, pelo contrário, sua resposta revela o caráter de sua pregação e prática. Na verdade a prática de Cristo fala mais alto que o seu discurso por isso sua resposta é imperativa “Dai-lhes vós de comer”(Mc. 6.37), ou seja, Cristo proclama um evangelho pleno, holístico, integral que atendia todas as necessidades do ser humano (Corpo-alma-espírito). Isto fica ainda mais claro na declaração que ele atribui a sua prática de vida “O filho do Homem não veio para ser servido mas para servir”(Mt 20.28). Assim, sua vida é um exemplo, um paradigma perfeito de serviço ao próximo.

É interessante também notar que a prova no tribunal de Cristo será bem prática. “...Sempre que o fizeste a um destes pequeninos, a mim o fizestes.”(Mt 25.40). A Igreja de Cristo, portanto, tem a obrigação de dar ênfase à prática da vida de Cristo, tanto quanto a sua mensagem. O interesse pelas crianças desamparadas, pelos pobres, pelos desprotegidos, pelos sem terra, sem teto; a criação e a manutenção de escolas e hospitais; a oposição ao tráfico de bebidas alcoólicas e narcóticos; o combate a discriminação social e racial; a luta contra a exploração de menores pelo trabalho escravo e a luta por toda e qualquer forma de exploração e alienação do ser humano. Todos estes problemas se resolvem pelo interesse e cuidado por aqueles por quem Jesus morreu.

Portanto, afirmo que é de suma importância percebermos a íntima relação que há entre a evangelização e a ação social. Na verdade uma das definições de evangelização é “O Evangelho em Ação”. Somente com a pregação do Evangelho Holístico, um evangelho que enxergue o homem não apenas como uma “alma ambulante”, mas sim com um ser que tem corpo, dor , sofrimento, emoção e sobre tudo razão. Somente com o evangelho de palavras e obras conseguiremos resultados mais eficientes na evangelização do mundo.

Quem afirma que o “Evangelho Holístico” é apenas uma maneira humanista de se tratar do maior problema do ser humano e do mundo (O PECADO) com certeza ainda não realizou nem compreendeu o ministério cristão. Isto posto, faço das palavras do apóstolo Tiago as minhas “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras...”(Tg. 2.18) “O grifo é meu” . Portanto amado leitor arregace as mangas e mãos a obra.!

E que Deus tenha misericórdia de nós, de todos nós.!

Jesiel Cruz[1]



[1] Sobre o Autor: Jesiel Cruz é Ministro do Evangelho filiado a CONAMAD, Professor Universitário, Teologo, Educador, articulista, conferencista e é o atual Ministro de Educação Religiosa das Assembléias de Deus em Campo Grande.

2 comentários:

  1. A paz do senhor Pastor jesiel coloquei meu blog pra seguir o seu,um abraço e fica com Deus.

    carlos

    ResponderExcluir
  2. pastor o senhor sabe me dizer se a marca da NIKE tem sublimaçao satanista ? devido seu simbolo ?

    ResponderExcluir